quarta-feira, 31 de agosto de 2016

"Coraji" e fé

Hoje acordei pensando:
Seja forte!
Ao abrir os olhos
Me faltou "coraji"
Com toda licença poética que a gramática me permite.

Mas que coisa é essa de ser forte?
Ser forte pra que?
Ser forte por que?
Ser forte pra quem?
E de onde tirar essa força?

Se alguém souber as respostas
Por favor, pronuncie-se antes que eu me ponha a devanear!

Alguns arriscariam dizer que ser forte é ser racional
Abster-se de sentimentos, que é o que nos enfraquece
Outros ousariam dizer que é não se importar com nada
Alguns diriam, ainda, que é erguer a cabeça, estufar o peito e sair pra vida!
E os mais devotos, acredito eu, resumiriam a fé!

Acho que, em um contexto geral, somos fortes na frente dos outros.
Seja por orgulho ou por zelo.
Somos fortes perante a sociedade em geral para não admitir as nossas fraquezas.
Somos fortes na frente daqueles com quem nos importamos
Pois sabemos que as nossas dores acarretam dor aqueles que nos amam.

Mas entre 4 paredes...
Entre 4 paredes, meu amigo, a fortaleza rui.
Só Deus sabe o que se esconde por trás de cada muralha.
E só Ele é capaz de mensurar a dor que cada um de nós carrega no peito.
E nos dar a tal força necessária para seguir nossa caminhada terrena.
Minha vó costuma ter um ditado para rebater as minhas lamúrias:
"Deus não dá uma cruz mais pesada do que possamos carregar"
Acredito que, há um pequeno erro nessa lógica:
Deus não dá a cruz! Ele nos ajuda a suportá-la!

E se você não tem fé, como é que se enche de força?
Talvez isso não tenha nada a ver com Deus!
Talvez seja intrínseco do ser humano.
Alguns vêm com mais, outros com menos.
Mas de qualquer forma,
Não credito que essa tal força seja plena.
Em algum momento a gente "bambeia"
Acho que ela deve ser tipo um Mana*
Que aumenta conforme você evolui as skills**
E se for isso, passo a entender quem diz
"A vida me ensinou a ser forte"

Comecei esse texto achando que esse negócio de "Seja Forte"
Era papo de gente que quer esconder as coisas debaixo do tapete.
Terminei achando que todos nós já nos encontramos precisando de forças em algum momento.
E independente de onde ela venha, faz-se necessária.
Não para esconder as coisas embaixo do tapete, mas para tirá-las de lá.



*Mana ou MP é um termo usado em jogos RPG. Representa o poder ou a força interna de um ser vivo ou objeto inanimado. Inspira-se nas crenças polinésias, segundo as quais Mana é a energia mágica do mundo.

**Skills significa habilidades ou capacidades


Nenhum comentário:

Postar um comentário